Nossa História

Vista aérea da Aldeia Xikrin do kateté, localizada na Zona Rural do Municipio de Parauapebas no Estado do Pará

Apresentação

Somos a Comunidade Indígena Xikrin do Kateté, nossa Aldeia que é banhada pelos rios Itacaiúnas e Kateté, fica localizada na Zona Rural do Município de Parauapebas no estado do Pará. Falamos a língua Kayapó (ou Mebengokré), da família lingüística Jê, tronco lingüístico Macro-Jê.

Origem

De acordo com nossos antepassados vivíamos no céu. Um dia dois meninos estavam caçando tatu e cavaram tão fundo que abriram um buraco no céu. Lá de cima, eles viram o mundo aqui de baixo, acharam bonito e chamaram os outros membros da comunidade.

Dança utilizada nos rituais da comunidade

Após horas de conversa e vendo a beleza da Terra, nosso povo então decidiu descer e fizeram uma longa corda, unindo fibras, laços e cordões de toda a aldeia e desceram para viver na Terra. Não vieram todos, alguns decidiram ficar no céu, e as luzes das estrelas que vemos hoje em dia são as fogueiras que nossos parentes fazem lá.

Antigo Guerreiro da Comunidade

Por um longo período vivíamos todos juntos, até que um dia descobrimos uma grande árvore às margens do rio Tocantins, da qual nasciam diversas espigas de milho. Decidimos então derruba – lá para plantar suas sementes, porém à medida que recolhíamos os grãos do milho, começamos a falar línguas diferentes, então nos separamos em diversas comunidades distintas que se espalharam por toda Terra.

Criança caracterizada para as festividades

Com a separação nossa comunidade foi chamada de  mebengokrê. Os não-índios nos chamávamos de “kayapós“. Certo dia durante uma cerimônia de iniciação houve um desentendimento entre os homens mais novos e os mais velhos. O que provocou depois a separação do nosso povo em pequenas outras comunidades. O grupo que foi viver mais ao norte deu origem então a nossa comunidade atual os Xikrins do Kateté que conta hoje com aproximadamente 800 membros.

Pequeno Guerreiro Xikrin sendo amamentado na aldeia

Créditos: Texto e Fotografias – Porekrô

Obs: As imagens acima não poderão ser utilizadas com fins comerciais, sob pena de implicações juridicas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: