Sustentabilidade

Hoje a Comunidade Indigena Xikrin do Kateté através da sua Associação Indigena Porekrô, desenvolve com recursos própios,  projetos e ações que tenham como objetivo garantir a sustentabilidade da Aldeia Kateté, dentre os quais destacam – se:

A Cultura do Mel

Abelhas capturadas na Aldeia Kateté

Por suas características, a apicultura é uma das atividades que mais se aproximam do modo de vida e da cultura dos povos indígenas. Tanto que várias etnias produzem mel como a Comunidade Indígena Xikrin do Kateté localizada na zona rural do município de Parauapebas, e que vem se destacando com a criação de abelhas capturadas em sua aldeia que estão produzindo mel de excelente qualidade.  

Mel Indígena

As centenas de litros de mel que estão sendo produzidos na comunidade, vêm da abelha africanizada do tipo “Apie”, produção esta que é distribuída gratuitamente entre os membros da aldeia que o usam como fins medicinais e na alimentação. “O mel que esta sendo produzido na aldeia kateté esta ajudando na prevenção de inúmeras doenças principalmente as respiratórias. É um dos melhores e mais eficientes medicamentos contra os efeitos da gripe e resfriados e também um ótimo complemento alimentar”, afirma o engenheiro agrônomo Fábio Oliveira responsável pelo projeto na comunidade.  

Ederson Oliveira – Jornalista Profissional DRT 1755/PA

Deixe um comentário